29/12/2020 às 08h22min - Atualizada em 29/12/2020 às 08h22min

Prefeitura de Blumenau amplia ações voltadas à prevenção e combate à Covid-19

ND ONLINE
Divulgação
O avanço do Coronavírus no país e em Santa Catarina levou a Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, a ampliar as ações voltadas à prevenção e combate da Covid-19 no município.

Desde o dia 5 deste mês, as iniciativas implantadas pelo município têm novas frentes de trabalho, como a formação de grupos de profissionais da saúde para reforçar as orientações in loco sobre o cumprimento de medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Ainda de acordo com a Prefeitura, três Ambulatórios Gerais (AGs) oferecem atendimento estendido aos finais de semana e são realizadas no momento, como já ocorrido anteriormente, reuniões com todos os segmentos, como comércio e indústria, para reforçar as orientações de prevenção nos locais de trabalho.

Profissionais da Secretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Promoção da Saúde também passaram a atuar nas ruas para reforçar a orientação a estabelecimentos de diferentes segmentos econômicos. O objetivo é conscientizar e esclarecer possíveis dúvidas. A fiscalização do cumprimento das medidas restritivas estabelecidas pelo Governo do Estado é feita pela Polícia Militar com apoio dos órgãos do município, conforme estabelece a Portaria nº 266 da SES, de abril de 2020.

O secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, ressalta a importância do trabalho e de que todos permaneçam alertas neste momento. “Desde o início da pandemia, Blumenau saiu na frente na adoção de medidas restritivas e ações voltadas a combater a disseminação do Coronavírus. Agora, ampliamos esse trabalho para enfrentar esse momento delicado em que a nossa região é considerada pelo governo estadual como de risco gravíssimo, especialmente com a proximidade do verão e das festas de fim de ano”, afirma.

Outras ações implantadas pelo município
Os espaços de Atendimento Rápido Covid-19 (fast-track’s), localizados nos Ambulatórios Gerais do município também foram ampliados. Nestes locais a população pode fazer o teste RT-PCR, teste rápido e o teste Antígeno, oferecidos pelas equipes de Saúde. Até o momento, já foram feitos mais de 100 mil testes no município (públicos e privados). Os atendimentos voltados a outras patologias, não ligadas a Covid-19, continua sendo feitos nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), Ambulatórios Gerais (AGs) e na Policlínica.

Investimento e adoção precoce de medidas colaboraram para cenário estável
A Prefeitura de Blumenau foi pioneira na região na adoção de medidas precoces para a prevenção e combate ao Coronavírus e, desde o dia 13 de março, atua de forma intensa em diversas frentes para reduzir a disseminação do vírus e os impactos da pandemia para a população.

Segundo o município, o cenário é avaliado diariamente, considerando números e critérios da Secretaria de Promoção da Saúde, bem como da Matriz de Risco Epidemiológico-Sanitário, do COE/Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Uma das iniciativas que possibilitou a situação, ainda considerada estável no município, foi o investimento em 15 novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) com recursos da prefeitura. Com a ampliação, realizada nos Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, apesar dos números expressivos de casos no início do mês de novembro, o município apresenta uma taxa de ocupação mais baixa quando comparado com final de julho, ao período considerado o pico da pandemia na cidade.

Ambulatório exclusivo
Blumenau foi ainda uma das primeiras cidades catarinenses a instalar uma Central Referência para casos suspeitos de Coronavírus, com serviços e profissionais. Em nove meses de atuação, mais de 20mil atendimentos foram realizados no local.

Desde julho deste ano, a população da cidade passou a contar com o reforço no atendimento e realização dos testes para o diagnóstico da Covid-19, com a abertura dos fast-tracks, ou atendimentos rápidos, anexo nos Ambulatórios Gerais da cidade.

A oferta e realização da testagem da população com sintomas de Covid-19 foi outro grande diferencial de Blumenau, e segue sendo disponibilizada aos pacientes.

A comissão de enfrentamento da Covid-19, multidisciplinar e com participação de membros de instituições de saúde públicas e privadas, atua desde março e segue se reunindo periodicamente, para analisar os dados da pandemia em Blumenau, auxiliando nas decisões técnicas.

Serviços para atendimento à população
O município de Blumenau também foi pioneiro na implantação de serviços que seguem à disposição da comunidade, como o Alô Saúde, que oferece canais on-line para dúvidas e orientações, ou ainda para encaminhamentos de teleorientação com médicos e psicólogos.

O monitoramento dos pacientes infectados com o Coronavírus por profissionais de saúde capacitados foi outro diferencial e possibilitou o monitoramento do quadro clínico das pessoas na cidade, assim como informações sobre o comportamento do vírus.

Diante de decretos municipais de restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais, concebidos a fim de conter o avanço dos casos e das internações hospitalares em Blumenau por conta da doença, uma força-tarefa foi organizada e atuou intensamente no período dos atos. Coordenada pela Defesa Civil do município, a iniciativa já atendeu quase 3 mil ocorrências até agora.

Reforço na fiscalização
A fiscalização do cumprimento das restrições determinadas pela Matriz de Risco e legislação estadual vigente, que classifica a região do Médio Vale do Itajaí n o nível gravíssimo, é realizada pela Polícia Militar local, conforme estabelece a Portaria 266 da SES, de abril de 2020, em seu artigo 1º, bem como o artigo 33, do Decreto.

Como já citado anteriormente, devido ao agravamento da pandemia em todo o Estado, além do monitoramento já realizado pelos policiais, equipes da Secretaria de Defesa Civil e da Vigilância Sanitária passaram a atuar também nas ruas para reforçar a orientação a estabelecimentos de diferentes segmentos. O objetivo é orientar, conscientizar e esclarecer possíveis dúvidas.

Confira outras medidas do município de Blumenau e ampliações dos serviços para o combate ao Coronavírus:
Ambulatórios Gerais

Ampliação do atendimento rápido em quatro AGs nos finais de semana, com horário das 7h às 19h:

Itoupava Central, AG Guilherme Jensen;
Garcia, AG Garcia;
Velha, AG da Velha.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp