17/11/2020 às 14h42min - Atualizada em 17/11/2020 às 14h42min

Aumento de casos faz prefeitura de Blumenau ampliar atendimento para casos de coronavírus

ND Online
Divulgação
Apesar de manter a ideia de estabilidade, a prefeitura de Blumenau está ampliando o atendimento para casos de coronavírus na cidade. Isso porque, segundo o próprio secretário de Saúde Winnetou Krambeck, o número de infectados está crescendo dia a dia em Blumenau.

Em transmissão ao vivo no final da tarde desta segunda-feira (16), após divulgar mais 199 casos novos de Covid-19 nas últimas 24 horas, Krambeck anunciou a ampliação de pontos de atendimento para coronavírus.

A ação mais significativa é a retomada da Central de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, que funcionará novamente no Setor 3 da Vila Germânica. O espaço foi montado pela primeira vez em março, por conta do crescimento da pandemia em Blumenau, e desativado em 20 de setembro.

Imagem mostra uma tenda equipada com computador e equipamentos de atendimento médico. Na entrada há uma placa onde se lê "Consultório 1". Uma pessoa está parada na entrada da tenda. Ela veste touca, máscara e uma roupa azul de proteção para atendimento médico
Central de Atendimento de Casos Suspeitos de Coronavírus será retomada nos próximos dias – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Na época, a justificativa para o encerramento das atividades no local foi a redução no número de casos de coronavírus. Agora, o espaço será retomado por conta do aumento de casos diários com diagnóstico positivo. A estrutura começa a ser remontada nesta quarta-feira (18) e deve reabrir nos próximos dias, mas a data ainda não foi confirmada.

Mais atendimento nos AGs
Além da retomada da central na Vila Germânica, o AG (Ambulatório Geral) do Garcia (Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann – Rua Progresso, 141) vai passar a atender aos finais de semana para casos suspeitos de Covid-19.

O AG do Garcia se uma à estrutura dos outros quatro AGs da cidade que já funcionam aos sábados e domingos no atendimento de casos suspeitos do coronavírus: Centro, Itoupava Central, Fortaleza e Velha. Os fast-tracks funcionam nos dois dias do fim de semana, sempre das 7h às 19h.

Curva ascendente
A ampliação do atendimento encontra justificativa no crescimento de casos dia após dia em Blumenau. Atualmente, a cidade acompanha 2.678 pessoas que estão com o vírus ativo.

Na última semana, a média móvel de casos novos chegou a 287 diagnósticos positivos por dia. O aumento dos casos na região, inclusive, foi fator determinante para a mudança da classificação de risco do Médio Vale do Itajaí de alto para grave no início de novembro.

Além disso, a cidade atingiu a triste marca de 169 óbitos por coronavírus nesta segunda-feira (16), quando foram confirmadas três mortes.

Veja a evolução de novos casos de coronavírus por dia em Blumenau: 

A vítima mais recente é um homem de 82 anos, com comorbidades, que teve resultado do exame positivo para Covid-19 no dia 9 de novembro. As outras duas vítimas foram uma mulher de 48 anos e um homem de 70 anos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp