10/09/2020 às 07h55min - Atualizada em 10/09/2020 às 07h55min

Governo suspende visitas no sistema prisional de SC

ND Online
Divulgação
A suspensão das visitas de familiares aos internos do sistema penitenciário e socioeducativo catarinense tem gerado manifestação das famílias que protestam pela falta de contato.

Nesta quarta-feira (9), a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa se manifestou, em carta aberta, alegando que tem fornecido toda a estrutura necessária para que os internos mantenham a comunicação com seus familiares por meio de ligações, e-mails e vídeo-chamadas.

Segundo a SAP, o momento atual exigiu a alteração e readaptação das rotinas, assim como tem ocorrido em outros diversos setores da sociedade e do serviço público.

A carta chama atenção para a “importância da compreensão e do olhar voltado para o todo, para o coletivo e para o principal objetivo neste momento: a preservação de vidas”.

No documento, a secretaria alega que a suspensão das visitas sociais presenciais, assim como as outras ações tomadas pela SAP constroem “o conceito de muralha sanitária no entorno de nossas unidades, não são arbitrárias ou intempestivas”.
=
Além de afirmar, no documento, que tem garantido aos internos o acesso às assistências básicas, a Secretaria garante que tem disponibilizado “toda a sua estrutura nas unidades, em equipamentos, rede e serviços para atender de forma compensatória ao contato e à comunicação entre internos e seus familiares, com disponibilização de e-mails e visitas virtuais por vídeo-chamadas ou ligações telefônicas para os casos de familiares que não dispõem de acesso à internet”.

De acordo com a SAP, já foram realizadas mais de 46 mil visitas virtuais e foram trocados quase 82 mil e-mails. “Além disso, o número de visitas virtuais está aumentando gradativamente a cada mês com a adaptação das unidades à nova rotina”, afirma.

A Secretaria ressaltou, ainda, que tem reforçado o quadro de profissionais de saúde, aumentando os atendimentos nesta área, além de manter a assistência jurídica aos internos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp