04/09/2020 às 08h16min - Atualizada em 04/09/2020 às 08h16min

Fesporte confirma o Jasc para novembro distribuído em seis sedes

ND Online
Divulgação
A Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) divulgou, nesta quinta-feira (3), a data e as sedes da 60ª edição do Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina) de 2020. A “novidade” desse ano é a competição em modelo descentralizado e realizado em, pelo menos, seis cidades.

O evento, considerado o principal do Estado e até mesmo do Sul do País, vai ocorrer de 17 a 23 nos municípios de Brusque, Balneário Camboriú e Rio do Sul. Modalidades também serão disputadas em Florianópolis, Blumenau e Timbó.

A confirmação foi feita pelo presidente da fundação, Rui Godinho da Mota, na tarde da última terça-feira.

Competição adaptada
Ao passo que o mundo vai retomando a sua normalidade – ou qualquer coisa que refira isso levando em consideração um tempo pandêmico – o Jasc também terá que se enquadrar.

Além da ausência do público, a presidência confirmou a adaptação aos protocolos sanitários do Estado, no combate a disseminação do vírus. Os atletas serão submetidos ao teste tipo RT-PCR, que deverá ser realizado pelos respectivos municípios a que representam. Os testes deverão ser feitos ainda no município de origem, e os resultados emitidos com 72 horas de antecedência do embarque para os Jasc.

Retrospectiva 2019: O ano dos esportes olímpicos no Brasil
“O grande problema é a viagem do vírus de uma comunidade à outra. Então a ideia é garantir que o atleta já saia de seu município saudável, sem risco de acabar contaminando outros locais”, destacou Godinho

O mandatário ainda revelou que, diante do diagnóstico positivo frente a doença, nos esportes individuais não haverá alternativa senão do W.O. Já nas modalidades coletivas a previsão é do afastamento dos atletas positivados.

Seis cidades no “mapa” competitivo
Com a descentralização, Brusque, cidade-berço dos Jogos Abertos, sediará o maior número de modalidades. Serão dez: natação, futsal, voleibol, basquete, tênis de mesa, bolão 16, bolão 23, ciclismo, xadrez e bocha. A cidade deverá contar ainda com a instalação da Comissão Central Organizadora (CCO).

Balneário Camboriú será sede de oito modalidades: triatlo, vôlei de praia, jiu jítsu, caratê, judô, taekwondo, handebol e ginástica rítmica. Rio do Sul ficará com quatro: tiro, tênis, futebol e punhobol. Em Florianópolis, acontecerá o remo; em Blumenau, a ginástica artística e, em Timbó, o atletismo.

A Fesporte também definiu o calendário de ações e eventos referentes aos Jasc. O cadastramento dos municípios que disputarão os Jasc deverá ser feito no período de 11 a 17 de setembro.  No mês de outubro, acontecerão as competições da etapa regional, além da estadual, que ocorrerá em novembro. O Calendário detalhado será publicado pela Fesporte.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp