25/06/2020 às 10h25min - Atualizada em 25/06/2020 às 10h25min

Prefeitura de Blumenau define novas medidas restritivas para combate ao Coronavírus

Assessora de Comunicação: Eduarda Loregian
Divulgação
A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta quarta-feira, dia 24, novas medidas restritivas que visam auxiliar no enfrentamento ao Coronavírus. As determinações entrem em vigor a partir do dia 26, data da publicação do decreto que oficializa as medidas definidas por conta do aumento no número de casos confirmados para Covid-19 registrados na cidade nas últimas semanas.
Desde o inicio da pandemia, o Município vem trabalhando estratégias para o combate ao Coronavírus. Entre as ações estão a distribuição de máscaras de tecido, a estruturação de três níveis da rede de atendimento em saúde para o enfrentamento do Coronavírus (Ambulatórios Gerais, Hospitais, Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus) e a contratação de novos profissionais para combate ao Covid-19.
Além disso, o aumento no número de testes para identificar pacientes com o vírus, segue como estratégia prioritária, uma vez que evita a contaminação pelos considerados assintomáticos e a redução da subnotificação. “Desde o dia 20 de abril estamos aumentando a capacidade e aplicação da testagem como estratégia para aproximação dos números com a realidade dos contaminados. Além disso, desde o dia 15 de junho, com a chegada dos testes rápidos, ampliamos o número e a possibilidade de teste, conforme a avaliação médica para cada paciente. Até essa quarta-feira, dia 24, 10.519 testes foram realizados na cidade. Essas ações evidenciam o aumento no número de casos, porém, mesmo com essas variáveis, os números tiveram um crescimento exponencial” explica o prefeito Mário Hildebrandt.

Novas medidas restritivas
Como medidas restritivas, Blumenau passa a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:

Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)
Horário de funcionamento estabelecido: até às 22h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

Restaurantes e pizzarias
Horário de funcionamento estabelecido: até às 23h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

Supermercados, mini mercados, mercearias
Horário de funcionamento estabelecido: normal.
Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito a penalidade em casos de descumprimento.

Conveniências de postos de gasolina
Horário de funcionamento estabelecido: limitado.
Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.

Transporte coletivo
Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h.
Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).

Parques públicos
Fechados por tempo indeterminado.

Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo
Proibido por tempo indeterminado.

Números
No início de junho, Blumenau contabilizava 799 pacientes confirmados para o vírus e nesta quarta-feira, a cidade atingiu a marca de 1.723 novos casos. Ao todo, o número de contaminados subiu 125,5% em 24 dias, demonstrando um crescimento substancial no número de contaminados.
“Diante desses números, a maior preocupação da prefeitura está voltada para a vida das pessoas e, em especial, para a população incluída no grupo de risco, como o caso dos idosos. Afinal, das seis mortes registradas no município, cinco foram de pessoas com mais de 65 anos de idade, ou seja, o grupo representa 83% dos óbitos ocorridos no Município. Por isso seguimos fazendo o apelo para que as pessoas do grupo de risco fiquem em suas casa, evitando a exposição em ambientes com grande circulação de pessoas, como é o caso do transporte coletivo” ressalta o Hildebrandt.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp