24/06/2020 às 08h12min - Atualizada em 24/06/2020 às 08h12min

Catarinense quebra recorde do Guinness ao atravessar cratera de vulcão ativo

ND Online
Divulgação
O catarinense Rafael Bridi atravessou a cratera do vulcão Yasur, situado no Pacífico Sul, que está em erupção consecutiva há mais de 100 anos, obtendo mais uma conquista no Guinness Record.

Bridi atravessou a cratera com uma fita de slackline de 2,5 centímetros de largura e 261 metros. O atleta brasileiro foi seguido por seu colega Alexander Schultz, natural da Alemanha.

O documentário LavaLine, que teve as filmagens iniciadas em março e ainda está em produção, irá mostrar o recorde. Há previsão de que o mesmo seja lançado no início do segundo semestre de 2020.

Além dos obstáculos do contexto de pandemia, as filmagens tiveram que lidar com adversidades como a lava, lançada a uma altura de 400 metros, e a altíssima temperatura do local, somados ao ácido sulfúrico expelido pelo monte, que ameaçava danificar o material da fita de slackline.

Houve também o ciclone Harold, que causou destruições generalizadas no arquipélago de Vanuatu, além das Ilhas Salomão, Fiji e Tonga. O governo declarou estado de emergência, levando Tanna a fechar todo o comércio e suspendendo a logística de abastecimento da ilha, deixando a equipe confinada em uma pequena vila aos pés do vulcão por tempo indeterminado, em meio à quarentena.

“Eu não sabia que lugares intocados como esse ainda existem. A hospitalidade incrível e rica cultura me impactaram. Em tempos de crise e incerteza global, é quase uma benção estar preso em um paraíso”, declara o alemão Johannes Olszewski, diretor e produtor da LavaLine

O Vulcão
O Yasur é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, com alguns estudos apontando o seu tempo provável de atividade para além de 800 anos. Conta-se que o brilho do vulcão atraiu o explorador britânico James Cook à ilha de Tanna, em Vanuatu, em 1774, tendo sido monitorado de perto desde então, considerado imprevisível devido às suas frequentes erupções e bombas de lava que ocorrem há mais de um século.

Campanha de Saúde para Vanuatu
O produtor Johannes Olszewski iniciou a campanha #staysafeTAFEA juntamente com o NDMO (Escritório Nacional de Gerenciamento de Desastres) para educar a população de Vanuatu sobre o vírus. O enfoque é nas regiões remotas da província de Tafea.

São divulgadas as medidas de higiene corretas para conter o contágio, em vídeos informativos que serão transmitidos em cadeia nacional através de televisão e online.

Quem é Rafael Bridi
Atleta profissional de highline (slackline praticado em alturas extremas), nascido e crescido em Florianópolis, é detentor de vários recordes mundiais com inúmeras travessias inéditas em sua carreira.

Foi um dos pioneiros da modalidade no estado de Santa Catarina,  estabelecendo os primeiros highlines na Capital, expandindo seus limites em travessias nacionais e internacionais, em países, como Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile e China.

É também empresário do ramo de aventura e diretor executivo da Natural Extremo Brasil, criando produções de foto e vídeo para grandes empresas e iniciativas públicas, como ações no centro de São Paulo e a reinauguração da ponte Hercílio Luz, na capital catarinense.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp