12/05/2020 às 10h25min - Atualizada em 12/05/2020 às 10h25min

Conheça os 8 tipos de alimentos que ajudam na imunidade durante o frio

ND Online
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O friozinho já está dando as caras em Santa Catarina e, em época de pandemia, mais do que nunca é preciso deixar a saúde em dia. Para deixar os anticorpos bem ativos, a principal dica é cuidar da alimentação.

A nutricionista Ionara Camargo é coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul. Ela explica que uma alimentação saudável pode melhorar a imunidade e aumentar a resistência a infecções.

“Por isso, uma alimentação rica em vitaminas e minerais é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico”, detalha Ionara.

Confira oito alimentos que não devem faltar na alimentação diária:
1. ALHO: tem compostos que estimulam o sistema imunológico e é fonte de vitaminas A e C.

2. FRUTAS CÍTRICAS: são ótimas fontes de vitamina C, que previne e combate gripe e resfriados. Ex: laranja, acerola, abacaxi, limão, tangerina, goiaba. Lembrando que é sempre melhor comer a fruta, mas se fizer suco, deve ser consumido na hora, pois com o passar do tempo ele vai perdendo a vitamina.

3. IOGURTES COM PROBIÓTICOS: auxiliam a melhorar a integridade da mucosa intestinal que é a primeira defesa do organismo e também contribui para a absorção dos nutrientes como as vitaminas e minerais, dessa forma fortalece o sistema imunológico.

4. CARNES MAGRAS E PEIXE: são boas fontes de zinco, mineral importante na defesa do organismo.

5. AVEIA: excelente de fonte de fibras; aumenta a resistência a infecções.

6. CASTANHA DO PARÁ: rica em selênio, antioxidante poderoso que reforça a imunidade e combate os radicais livres. O ideal é consumir 2 castanhas por dia para fornecer a necessidade diária do mineral.

7. GENGIBRE: potente antioxidante, previne várias doenças, pois aumenta a defesa do organismo. Pode ser usados em chás, sucos e muitas receitas.

8. EXTRATO DE PRÓPOLIS, GELEIA REAL E AÇAFRÃO: antibióticos naturais, têm efeito antibacteriano, antiviral, anti-inflamatório e cicatrizante. O açafrão pode ser acrescentando em molhos, sopas, acrescentando sabor e cor a preparação.

A nutricionista Ionara Camargo dá outra orientação importante: comer alimentos frescos, como os dos produtores rurais da região, que são mais ricos em vitaminas e minerais. Isto porque não precisam ficar horas em cima de caminhões, sendo transportantes de uma região para outra.
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