11/05/2020 às 14h15min - Atualizada em 11/05/2020 às 14h15min

Segundo estudo, Blumenau pode ultrapassar mil casos de Covid-19 em duas semanas

ND Online
Divulgação
A prefeitura de Blumenau apresentou novas projeções sobre o avanço do coronavírus na cidade. Nesta segunda-feira (11), o município soma 343 casos confirmados de Covid-19 e três mortes pela doença. Entretanto, um estudo aponta que esse número pode passar de mil em duas semanas.

São três possíveis cenários para o dia 23 de maio. No mais otimista, serão 614 pessoas com a doença. Na previsão mediana, o total pode chegar a 782. Já no quadro considerado pessimista, o número de infectados pelo coronavírus deve alcançar 1.146 moradores.

As projeções são feitas por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, com apoio da Secretaria de Gestão Governamental, e em parceria com a Unimed Blumenau e Furb (Universidade Regional de Blumenau).

Leitos de UTI
Para cada cenário, o estudo aponta também o impacto no sistema de saúde. O cenário otimista, por exemplo, demandaria de 31 leitos de UTI. Já no cenário mediano seriam necessários 39 leitos e no cenário pessimista 57 leitos.

Desde o início da pandemia, Blumenau passou de 65 para tem 91 leitos de UTI disponíveis. Porém, não são todos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus e não se destinam apenas a moradores da cidade.

Preocupação
“Não é para as pessoas acharem que porque tem 91 (leitos de UTI), vou ocupar 57, que está tudo certo, tudo ótimo. Não. 57 já é preocupante num cenário pessimista. Porque não é exclusivo Covid-19, temos outras situações na cidade e também trabalhamos com região”, afirmou o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, durante live com o prefeito Mário Hildebrandt.

Os dois são unânimes ao destacar a importância de a comunidade tomar cuidado para evitar a propagação da doença, como o uso de máscara ao sair de casa, ir às ruas apenas quando for realmente necessário, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social de, no mínimo, um metro e meio.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp