11/03/2020 às 08h47min - Atualizada em 11/03/2020 às 08h47min

Benefícios da ioga para reduzir a ansiedade

MdeMulher
Divulgação
Você sabia que o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo? Isso mesmo. São mais de 18,6 milhões (9,3% da população) de brasileiros, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Também, não é para menos. O combo rotina agitada + pressão no trabalho + redes sociais pode ser prejudicial para a nossa saúde mental. A ioga, contudo, é uma grande aliada do combate à ansiedade. “Na realidade, ela tira você do estado ansioso. Com a ajuda de um bom professor e uma boa metodologia, a prática te ajuda a pensar menos — ou então nem pensar em nada”, explica Francisco Kaiut, criador do Kaiut Yoga. E fugir do turbilhão de pensamentos que às vezes atropelam a nossa cabeça parece maravilhoso, não? 

Esse foi um dos motivos, inclusive, que o especialista concebeu seu próprio método da prática. “Aos seis anos de idade, sofri um acidente com uma arma de fogo. O trauma foi tão grande que me deixou sem memória do acontecimento até os 10. A ioga, para mim, foi um alívio imediato das dores. Por isso, com 16, comecei a pesquisar mais sobre o assunto”, ele conta. 

Segundo ele, o Kaiut busca voltar às raízes da ioga, que não têm nada a ver com o que algumas vertentes atuais prezam, como o ganho de músculos e até emagrecimento. “A ioga está alinhada com a ideia de saúde [física e mental] e longevidade. Não é sobre ser fitness, e sim ter longevidade”, explica. 

Mas quer saber como ela pode te ajudar com a ansiedade? Ele ensina: 

1 – Ao promover o fortalecimento das articulações, seu sistema nervoso é ativado
“Toda postura de ioga (feita da maneira correta) trabalha com as articulações. Estas, por sua vez, geram efeitos positivos nos músculos e consequentemente no sistema nervoso, que opera no sentido da regeneração”, diz o instrutor. 

Com músculos e corpo menos tensos, afirma Francisco, a nossa condição estressada e ansiosa diminui, melhorando nossa qualidade de vida. 

2 – Você se sente mais conectado (com você!)
“Trabalhamos em escritórios, passamos muitas horas no trânsito, temos rotinas que não vão mudar. Então, não adianta tentar se desconectar de tudo isso”. O segredo é que a ioga cria uma conexão mais forte com você mesmo, não deixando que o exterior te afete tanto emocional quanto fisicamente.  

3 – Ao praticar, você medita! 
“Durante a prática, você é levado a um estado de mindfulness e, consequentemente, medita espontaneamente”, ele afirma. E nem precisamos falar dos benefícios do mindfulness para o alívio do estresse e ansiedade, não é mesmo? Segundo o Instituto Oxford Mindfulness, em Londres, essa técnica pode reduzir a depressão e também facilita o processo de mudanças. Positivas, é claro.

4 – Sua respiração melhora
“No meu método, por exemplo, trabalho muito pouco com isso. Contudo, a condução verbal das posturas leva o aluno a ouvir mais e trabalhar o corpo de um modo que a respiração aconteça melhor”, Francisco explica. Ou seja, sem você nem perceber, você vai estar respirando mais calmamente em alguma situação de estresse. 

5 – Seus hormônios ficam regulados!
“Muitos estudos indicam que a ioga, a partir da ativação do sistema nervoso, favorece a reorganização dos hormônios no corpo.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp