13/01/2020 às 15h24min - Atualizada em 13/01/2020 às 15h24min

Tradicional festa alemã de Piratuba reúne milhares de pessoas

ND Online
Divulgação
A cidade de Piratuba, no Meio Oeste do Estado, é conhecida pelas águas termais. A cada ano o município de 5 mil habitantes recebe cerca de 400 mil turistas que buscam sombra e água fresca. Porém, nesta época do ano, na segunda semana de janeiro, a cidade se transforma, isto porque: é tempo de Kerb.

A festa centenária é uma tradição alemã e está na 106ª edição no município. Com o passar dos anos, a Kerb ganhou novos adeptos e hoje recebe turistas de várias regiões, a exemplo deste morador de Teutônia, no Rio Grande do Sul. Ele e a família percorreram mais de 300 km para aproveitar a festa. 

Viemos para o Kerb de Piratuba, todo ano é o nosso principal destino. Achei a festa muito boa, ontem fizemos um passeio de caminhões e é muito legal”, diz o aposentado Gilberto Hamester. A família chegou na manhã de sábado (11)  e ficam até terça-feira (14). 

A programação da festa inclui desfiles, comidas típicas, músicas, brincadeiras e muito chopp. Além das cores da cultura alemã, os trajes típicos dão vida a festa germânica. A expectativa da organização é que aproximadamente 12 mil pessoas, vindas dos três Estados do Sul, participem das festividades. 

Turismo 
O Centro de Piratuba fica lotado de turistas, inclusive, haja fôlego e energia para encarar o ritmo. Mas isso não é problema para esse casal de Indaial/SC.

“Já tinha ouvido falar e resolvemos vir conhecer a festa, porque gostamos da tradição e somos de origem alemã. É a primeira vez na Kerb-Fest e estamos adorando”, disse o funcionário público, Valdir Voigt. 

“Maravilha, tudo o que esperávamos”, diz a professora, Ivete Voigt, que já planeja voltar na próxima edição. 

Na Rua dos Hotéis, um dos pontos altos das comemorações, ocorrem provas tradicionais como as de serrote, entre outras competições ligadas ao evento. O espaço decorado especialmente para o Kerb, tem atraído a atenção de turistas pela famosa retreta musical, que são as apresentações das bandinhas típicas que acontecem nos fins de tarde.

“A movimentação de turista é muito grande. Temos hoje em média quatro mil leitos,  que nesta época do Kerb ficam 100% ocupados por pessoas que vem prestigiar a festa”, comenta a Simara Petry, Secretaria de Turismo de Piratuba. 

A 106ª edição do Kerb de Piratuba, segue até o sábado (18) com o tradicional baile de encerramento no Centreventos, com a Banda Cosmos Express.

Origem do Kerb:
 A palavra não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto, estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).

Mais curioso é que a festividade apresenta duas linhas históricas das quais se acredita que a tradição tenha surgido:

Uma delas aponta as antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.

A outra, possivelmente a mais aceita pelas comunidades alemãs no Brasil, trata a festividade como a celebração de uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de apuro a bordo do navio Cecília, o qual se aproximava da costa brasileira.

Os precursores da festa, seriam imigrantes, vindos da região do Hunsruck e Vale do Reno na Alemanha. Relatos apontam a colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos/RS, como a idealizadora da primeira confraternização em setembro de 1828, comemorando o dia de São Miguel.

Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale dos Sinos e Caí, no Rio Grande do Sul.

A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento, que marca o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Na década de 1970 a comemoração tornou-se um atrativo turístico, substituindo a data original do inverno, pela temporada de verão.

A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades é a igreja católica a realizadora dos festejos.

Programação 
13/01 – SEGUNDA-FEIRA
18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
14/01– TERÇA-FEIRA
14h – Kerb dos Idosos com animação da Banda Horizonte – Centro de Eventos
21h – Show ao Ar Livre – Praça do Ferroviário
15/01– QUARTA-FEIRA
18h – Desfile das origens do Kerb (Saída em frente ao Posto Ipiranga até a Rua dos Hotéis)
18h30 – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
16/01– QUINTA-FEIRA
18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
17/01 – SEXTA-FEIRA
11h30 – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis
18h – Competições esportivas alusivas ao Kerb – Rua dos Hotéis
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
18/01 – SÁBADO
11h30 – Retreta com músicos locais – Rua dos Hotéis
18h – Desfile das origens do Kerb (Saída em frente ao Posto Ipiranga até a Rua dos Hotéis)
20h – Retreta com atrações musicais – Rua dos Hotéis
23h – Baile com animação da Banda Cosmos Express – Centro de Eventos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp