16/12/2019 às 16h49min - Atualizada em 16/12/2019 às 16h49min

Balneário Camboriú lança edital de licitação para alargamento da faixa de areia da Praia Central

NSC
Divulgação
A prefeitura de Balneário Camboriú lança nesta quarta-feira (18) o edital de licitação para o alargamento da faixa de areia da Praia Central. O valor de referência é de R$ 85 milhões, e a expectativa é que a obra inicie em março. O projeto é para triplicar a extensão da faixa de areia, e deve ser concluído antes da temporada de verão 2020-2021.

A licitação inicia após o município concluir a lista de 42 condicionantes ambientais determinados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Foi a primeira experiência do órgão ambiental com esse tipo de licenciamento em Santa Catarina, e os técnicos chegaram a viajar ao Nordeste para avaliar o processo de licenciamento de obras similares.

O processo tramitou durante cinco anos, período em que chegou a ser paralisado pela própria prefeitura para adequação às exigências de liberação. A Comissão de Licenciamento Ambiental avaliou documentação, audiência pública e estudo ambiental, aspectos técnicos dos meios físico, biótico e socioeconômico, e aspectos jurídicos. 

Para autorizar o alargamento o órgão ambiental considerou a sombra que se estende hoje sobre a faixa de areia, a falta de espaços públicos de lazer na cidade, e a importância da Praia Central para o desenvolvimento turístico de Balneário Camboriú e de Santa Catarina. 

Entre os estudos solicitados pelo IMA estava uma nova avaliação da jazida de onde será retirada a areia que fará o engordamento da praia. 

- O estudo novo mostrou uma areia perfeita, e também estudamos novas jazidas para o futuro – diz a secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Furtado Lenzi.

Além da obra, também será lançado nesta quarta o edital de licitação para o programa básico ambiental, que acompanhará todo o trabalho. 

Para o início das obras, a prefeitura ainda depende da licença ambiental de instalação, que está tramitando no IMA.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp