16/12/2019 às 14h54min - Atualizada em 16/12/2019 às 14h54min

Programas de incentivo à leitura atendem 2,6 mil alunos em Blumenau

P.M.B.
Divulgação
Para encerrar em alto estilo as atividades deste ano, os programas "Visita Orientada" e "Hora da Leitura" atenderam no dia 10 de dezembro professores e 24 alunos da Escola Básica Municipal (EBM) Lore Sita Bollmann. As iniciativas são conduzidas pela equipe da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, com foco no incentivo à leitura. Ao longo deste ano, entre março e dezembro, foram atendidos aproximadamente 2.689 alunos segundo levantamento divulgado pela coordenação das duas iniciativas.

A gerente da biblioteca, Araci Cristina França de Carvalho, agradece a parceria das escolas municipais, estaduais e particulares, além da comunidade em geral, as quais participam, procuram e atuam como "embaixadores" na disseminação do hábito de ler, da literatura e do desenvolvimento intelectual e cultural no município. Segundo ela, ambos os programas são fidelizados, realizados e oferecidos com carinho e profissionalismo por todos que participam desta iniciativa realizada há mais de 51 anos pela equipe da biblioteca e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).

As atividades são desenvolvidas em todos os espaços da biblioteca, sendo que a "Visita Orientada" tem objetivo difundir a biblioteca como um espaço não somente de leitura, mas também como um espaço multicultural. Já a "Hora da Leitura" ocorre no Cantinho Infantil e proporciona momentos especiais em torno das histórias contadas. O objetivo do programa é a formação de leitores, oportunizando às crianças o contato com o livro, com a literatura, a imaginação e com a própria Biblioteca Municipal, salienta Araci Cristina.

Os dois programas são oferecidos gratuitamente como importante ferramenta para desenvolver o gosto pela leitura, literatura e cultura. As ações despertam a criatividade e ampliam constantemente o conhecimento. É uma honra para a Biblioteca Municipal ser a guardiã de mais de 65 mil exemplares de livros, completa a gerente.

A servidora Verena Pellis Kirsten é a responsável pelos projetos de leitura e literatura da Biblioteca Municipal há mais de 23 anos. Para ela, encerrar mais um ciclo, recebendo mensalmente crianças e ensinando a magia de ser um contador de histórias, demonstra a importância de despertar em todas as idades a criatividade e a imaginação advindas de propostas que incentivam a literatura. Desenvolvemos e capacitamos nossa equipe para atender as demandas destas ações. Contamos, em 2019, com dois contadores de histórias, Hugo Komuro Cabral e Rafaela Catherine de Melo, e assim continuamos ampliando, qualificando e atendendo as necessidades de nossa comunidade na área cultural, conclui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp