29/11/2019 às 09h18min - Atualizada em 29/11/2019 às 09h18min

Catarinense Lucas Vicente conquista Mundial de Surfe Júnior em Taiwan

ND
Divulgação
O catarinense Lucas Vicente conquistou o título do Mundial de Surfe Júnior nesta madrugada, em Jinzun Harbour, Taiwan, e repetiu o feito do também catarinense Mateus Herdy, campeão no ano passado. Na final do Taiwan Open of Surfing, promovido pela World Surf League, Lucas superou o americano Kade Matson e levantou o caneco. Entre as meninas, o título ficou com a japonesa Amuro Tsuzuki, que venceu a americana Alyssa Spencer na final.

O último dia de competição viu os melhores surfistas juniores do mundo sendo testados em ondas de até seis pés em Jinzun Harbor. A dupla campeã superou a forte oposição da dupla californiana Alyssa Spencer e Kade Matson em suas respectivas finais. A japonesa Amuro Tsuzuki fez história ao se tornar a primeira campeã mundial de surfe da WSL do Japão e o fez enfaticamente, com excelentes pontuações em todas as baterias até chegar a final, onde enfrentou Alyssa Spencer. Ao contrário de suas baterias anteriores, Tsuzuki controlou a final em sua totalidade, encontrando duas direitas antes de postar uma combinação de duas ondas 13,00 (de um total de 20 possíveis) que acabou sendo suficiente para lhe dar o troféu de campeã mundial.

“Estou muito feliz agora”, disse Tsuzuki. “É tudo muito avassalador para mim. Foi um evento tão incrível com tantas condições diferentes que eu realmente gosto de surfar aqui em Taiwan. Hoje foi realmente um desafio, com grandes ondas e água se movendo por toda parte, mas eu estava tão focada em não desistir e funcionou para mim no final. Estou tão feliz” declarou.

Amuro Tsuzuki não apenas fez história no Taiwan Open de Surf, mas ela está a poucos dias de se juntará à elite do surfe feminino mundial em 2020. Tsuzuki precisa de algumas coisas para seguir seu caminho no Lululemon Maui Profissional nesta semana, mas sua determinação demonstrada no dia do evento foram prova suficiente de que ela se encaixaria bem entre as melhores do mundo. Isso foi personificado em sua bateria da semifinal, onde, depois de remar contra séries por quase 15 minutos, ela conseguiu uma nota 9.27 e avançou para a final. “Eu sabia que precisava jogar tudo naquela rasgada, e joguei e fiquei muito empolgada”, continuou Tsuzuki. “Não posso fazer nada em relação à minha vaga no próximo ano, mas espere e assista aos resultados em Maui. Independentemente do que aconteça, estou muito feliz com minhas realizações este ano”, completou.

Sonho de longa data
O catarinense Lucas Vicente chegou a Taiwan na esperança de encontrar o mesmo sucesso que seu amigo e compatriota Mateus Herdy teve aqui no ano passado e isso significaria deixar o evento com o troféu do título mundial. Na final de 35 minutos contra o destaque do evento, o americano Kade Matson, parecia que seus sonhos seriam destruídos, pois Matson o fez precisar de uma combinação de 17,41 para assumir a liderança. Da mesma forma que Amuro Tsuzuki em sua semifinal, Vicente se recusou a desistir, primeiro postando um 8,63 para voltar à disputa e, em seguida, encontrando mais uma oportunidade nos segundos finais para reivindicar a vitória.

“Esse é um sonho meu há tanto tempo e não acredito que o alcancei”, disse Vicente. “Sinto que toda bateria foi uma batalha para mim, incluindo a final. Isso mostra que você nunca desiste de si mesmo, mesmo que precise de duas pontuações enormes na final. É incrível poder trazer o título de volta ao Brasil no ano seguinte a Mateus. Nós dois surfamos juntos desde que éramos crianças e agora, posso brincar com ele que agora sou o número um. Estou realmente orgulhoso de ter conseguido isso em um lugar tão bonito – Taiwan é o paraíso”, completou.

Resultados finais do WSL World Junior Championships
FEMININO:
Final:
CAMPEÃO Lucas Vicente (BRA) 17.56
VICE-CAMPEÃO Kade Matson (EUA) 17.40

Semifinais:
H1: Kade Matson (EUA) 16.24 a 14.40 Justin Becret (FRA)
H2: Lucas Vicente (BRA) 16.13 a 15.10 Joh Azuchi (JPN)

Quartas de Final:
H1: Justin Becret (FRA) 14.60 a 10.47 Kauli Vaast (FRA)
H2: Kade Matson (USA) 15.20 a 14.26 Tane Bowden (NZL)
H3: Joh Azuchi (JPN) 13.67 a 11.80 Eli Beukes (AFS)
H4: Lucas Vicente (BRA) 13.00 a 8.33 Jett Schilling (EUA)

Complemento do Round 3:
H5: Joh Azuchi (JPN) 13.00 a 9.00 Xavier Huxtable (AUS)
H6: Eli Beukes (ZAF) 15.16 a 12.37 Alan Cleland (MEX)
H7: Lucas Vicente (BRA) 9.57 a 9.37 Arashi Murata (JPN)
H8: Jett Schilling (EUA) 16.70 a 7.23 Ketut Agus (IDN)

FEMININO:
Final:
CAMPEÃ Amuro Tsuzuki (JPN) 13.00
VICE-CAMPEÃ Alyssa Spencer (EUA) 10.16

Semifinals
H1: Amuro Tsuzuki (JPN) 14.60 a 13.70 Gabriela Bryan (HAW)
H2: Alyssa Spencer (EUA) 13.00 a 10.93 Sara Wakita (JPN)

Quartas de Final:
H1: Amuro Tsuzuki (JPN) 13.60 a 10.43 Kirra Pinkerton (EUA)
H2: Gabriela Bryan (HAW) 15.43 a 9.57 Savanna Stone (HAW)
H3: Alyssa Spencer (EUA) 15.20 a 15.00 Caitlin Simmers (EUA)
H4: Sara Wakita (JPN) 13.00 a 4.67 Sol Aguirre (PER)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp