29/11/2019 às 09h05min - Atualizada em 29/11/2019 às 09h05min

Sarampo volta ao Vale do Itajaí após quase duas décadas

P.M.T.
Divulgação
O sarampo voltou à região do Vale do Itajaí após quase duas décadas de interrupção da da circulação endêmica do vírus. Uma mulher de 26 anos de Blumenau foi confirmada nesta semana com a doença. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, os exames indicam que ela contraiu a doença quando estava viajando para outro município do estado.

O último caso de sarampo registrado em Blumenau havia ocorrido em 2003, com contração fora da cidade. Se considerar somente os casos autóctones, quando a doença é contraída no município, não são diagnosticados no município desde o ano de 1998.

A doença foi confirmada nesta quarta-feira (27) após a jovem apresentar os sintomas e ficar uma semana em observação.

O caso ainda não foi atualizado na publicação periódica de boletins da Dive/SC, que registrava até o início de novembro 94 casos da doença, sendo que os mais próximos de Timbó até então eram em Jaraguá do Sul, Guaramirim e Balneário Camboriú.

O Dia D da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (30) em todo o país. Em Timbó, todas as unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para a vacina, que tem como público-alvo jovens com idade entre 20 e 29 anos.

O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e cursar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp