26/11/2019 às 10h23min - Atualizada em 26/11/2019 às 10h23min

Novo feijão desenvolvido em SC é mais produtivo e resistente a doenças

NSC
Divulgação
O sexto cultivo diferente de feijão criado em Santa Catarina vai ser apresentado nesta quarta-feira (27) em Chapecó. Desenvolvido após 15 anos de estudo no Programa de Melhoramento Genético de Feijão (PMGF) da Epagri, o "SCS206 Potência" é uma nova variedade da leguminosa e que promete melhorias para os agricultores.

O Potência é um feijão preto recomendado para cultivo nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele tem produtividade 11% superior em comparação a outras variedades de feijão e chegou a alcançar rendimento de grãos superior em 116% quando comparado ao cultivar Uirapuru, por exemplo. O novo feijão catarinense também se destaca pelas plantas terem resistência à doença antracnose.

A região Sul é responsável por mais de 40% da produção total de feijão no Brasil e 96% do cultivo de feijão preto. Em Santa Catarina, o feijão é cultivado em todas as regiões, com destaque para os Planaltos Norte e Serrano na safra, e para o Oeste e o Litoral Sul na safrinha (segunda safra).

O lançamento do Potência faz parte também da comemoração dos 28 anos da Epagri, que recentemente divulgou também a criação de um novo tipo de cebola.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp