22/11/2019 às 08h51min - Atualizada em 22/11/2019 às 08h51min

Procon orienta consumidores em relação à Black Friday em Timbó

P.M.T.
Divulgação
Com a proximidade da data comercial conhecida por “Black Friday”, na próxima sexta-feira, 29, os profissionais do Procon de Timbó estão atentos em auxiliar o consumidor quanto aos cuidados que devem ter diante de eventos promocionais como este. Para isso os fiscais realizaram uma pesquisa nos meses de setembro e outubro, acompanhando os valores de itens mais procurados, como televisores (smart tvs), smartphones, geladeiras e máquinas de lavar, em oito lojas físicas do segmento de eletrodomésticos de Timbó – Magazine Luiza, Schumann, Colombo, Lojas MM, Berlanda, Lojas Presidente, Benoit e Hardt.

“Com esta pesquisa foi possível elaborar um breve histórico de preços de alguns produtos, em antecipação ao período “Black Friday”, para que os consumidores possam ter alguma informação sobre os preços anteriores de alguns produtos e, portanto, analisar se realmente está sendo aplicado algum desconto ou não”, explicou o Coordenador do Procon, Osvaldo Brodwolf.

Brodwolf ainda informou que durante a sexta, 29, os fiscais do órgão estarão circulando pelas ruas de Timbó, para prestar mais orientações aos consumidores que tenham dúvidas, principalmente, dando dicas de cuidados com as compras via internet e meios eletrônicos. “É importante que o consumidor esteja atento, principalmente, com compras online, pois os preços aplicados costumam ser diferentes das lojas físicas e, por vezes, isso gera confusão na hora das compras”, detalhou o coordenador do Procon.

O Procon de Timbó ainda separou algumas dicas básicas para você, consumidor:

Fique atento para não cair em promoções falsas, do tipo conhecido como “metade do dobro”, realizando pesquisa de preços em vários estabelecimentos (onlines ou físicos);
Nas compras online (e-commerce), utilize as ferramentas disponíveis nos sites “Zoom” e “Buscapé” e verifique os históricos de preços dos produtos que deseja;
Nas compras em lojas físicas sempre verifique se os produtos colocados em promoção não são peças de mostruário ou com qualquer problema que lhe reduza o valor;
Em compras online, sempre verifique a confiabilidade e a reputação da empresa. Isso pode ser feito em portais (sites) como o “Reclame Aqui” e “consumidor.gov”, ou até mesmo através de comentários de outros consumidores na própria página (site) da empresa;
Antes de realizar qualquer compra online mediante cartão (crédito, débito e afins), verifique se o portal (site) possui mecanismos de segurança (identificado com um cadeado) e política de proteção de dados pessoais;
Por fim e mais importante: evite realizar compras por impulso. Planeje, pesquise e verifique sua compra para evitar arrependimentos e endividamentos desnecessários.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp