01/10/2019 às 09h53min - Atualizada em 01/10/2019 às 09h53min

ANEEL divulga bandeira amarela e prevê luz mais barata em outubro

ND Online
Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – divulgou nesta segunda-feira (30) que a bandeira tarifária em outubro de 2019 será amarela. Significa custo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A boa notícia é que nos próximos meses a situação pode melhorar para o consumidor, com tarifas um pouco mais baixas.

Isto porque outubro, de acordo com a ANEEL, é considerado mês de transição entre estação seca e início de período úmido, daí a bandeira amarela. A previsão é que ocorra elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, pois se espera mais chuva do que se tem visto. A elevação do volume de água nos principais reservatórios significa redução de custos de geração de energia, economia que proporcionalmente será sentido no bolso do consumidor. Conforme se armazena, o custo reduz.

É a combinação da redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) com a preço da energia (PLD) que determina a cor da bandeira a ser acionada. O sistema de bandeiras visa a mostrar o custo real da energia gerada. Com ele, o consumidor pode ter ideia do bom uso da energia elétrica.

As bandeiras tarifárias funcionam com as cores verde, amarela ou vermelha. Servem para indicar se a energia terá custo maior ou menor, conforme as condições de geração.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp