09/09/2019 às 14h00min - Atualizada em 09/09/2019 às 14h00min

Você já pensou em comer… as folhas das cenouras?

MdeMulher
Divulgação
A cena é bem conhecida por quem tem o hábito de comprar frutas, verduras e legumes em feiras de rua: na hora de embalar as cenouras, o vendedor pergunta “quer que tire a rama?”; a resposta quase sempre é “sim, pode tirar, por favor”. E lá se vão as folhas das cenouras pro lixo e as raízes, para a sua sacola.

Dê uma chance à parte verde desse conjunto. Além de não custar um centavo a mais, as folhas das cenouras são ricas em nutrientes e super versáteis na cozinha.

A nutricionista funcional Cláudia Bezerra conta: “As folhas das cenouras são ricas em fibras, ferro, zinco, magnésio, proteínas e vitaminas C e K. Seus benefícios à saúde se revelam principalmente no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de inflamações, além de suas propriedades antioxidantes evitarem o envelhecimento precoce da pele.”

No dia a dia, Cláudia sugere que as folhas das cenouras sejam usadas cruas livremente em saladas – como se fossem folhas de alface, numa boa –, como parte dos temperos verdes que dão um toque especial a carnes, arroz, bolinhos e quaisquer outros pratos ou, ainda, em farofas feitas no forno – elas ficam crocantes e muito interessantes nesse tipo de preparação. “Batê-las no liquidificador com suco verde ou vitaminas de frutas também funciona muito bem”, sugere a nutricionista.

Da próxima vez que lhe for perguntado se pode cortar a rama das cenouras, já sabe: peça para levar tudo para casa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp