15/08/2019 às 08h15min - Atualizada em 15/08/2019 às 08h15min

Secretaria de Saúde de Indaial disponibiliza novo medicamento de prevenção ao HIV

P.M.I.
Divulgação
Um novo medicamento de prevenção à infecção pelo HIV está disponível gratuitamente no Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Indaial. Trata-se da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). Ela consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com o HIV.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), que bloqueiam alguns "caminhos" usados pelo HIV para infectar o organismo. Se for tomado diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para bloquear o vírus.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sabrina de Vargas Souza, essa medicação está disponível apenas para os grupos de risco, que são formados por homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, transexuais e casais soro discordantes, quando um tem o vírus e o outro não. Além disso, para quem faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

"É importante esclarecer que a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, tais como Sífilis, Clamídia, Gonorréia e Hepatite. Portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha", enfatiza Sabrina.

Quem está em um desses grupos e tem interesse em fazer uso da PrEP deve procurar o Ambulatório de Infectologia, localizado na Unidade Heinz Schutz, presencialmente na rua São Francisco, 250, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 16h, ou pelo telefone 3317-2107.

A equipe responsável por esse programa no Município é formada pela enfermeira, Sabrina de Vargas Souza, o farmacêutico Eloi Pretti Junior, o médico clínico-geral Paulo Roberto Rodrigues e os técnicos em enfermagem João Ronaldo dos Santos e Adely da Silva.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp