13/08/2019 às 15h12min - Atualizada em 13/08/2019 às 15h12min

Pita Camargo abre exposição na Fundação Indaialense de Cultura

P.M.I.
Divulgação
A Fundação Indaialense de Cultura apresenta à comunidade local e regional, a partir de 15 de agosto, a exposição "Pequenos Formatos - Pita Camargo". O escultor catarinense Pita Camargo volta ao cenário indaialense, trazendo novas obras ao público apreciador da arte.

A abertura será no dia 15, quinta-feira, às 20h, no Salão Expositivo da FIC (rua Dr. Blumenau, 5, Centro), e contará com a participação musical dos talentosos indaialenses, Sabrina Tridapalli (vocal), Jeison Coelho (tanajura) e Lucas Vinícius (violão), todos integrantes do Powertrio Eletro Acústico, onde tocam estilos variados como MPB, eletrônico e pop.

A visitação à exposição poderá ser apreciada de 16 a 31 de agosto, das 8h às 12h e das 13h30 às 21h, de segunda a sexta, na FIC. A entrada é gratuita.

Sobre a exposição

O artista, que já expôs suas esculturas de grande e médio porte no salão expositivo e jardins da FIC em 1999 e 2001, com as exposições "Visão Tridimensional da Arte Catarinense" e "Geração Atual - I Mapeamento das Artes Plásticas de Santa Catarina", na Mostra 2019 apresenta esculturas de pequeno porte.

Com um trabalho já consolidado em esculturas de grande porte em espaços públicos, em um percurso de mais de trinta anos, a pesquisa visual se volta agora para a diminuição da escala, na qual a menor unidade de medida é a busca para alcançar mais qualidade estética, possibilitando aperfeiçoar a linguagem, tanto em maquetes para obras monumentais, quanto em obras para compor o espaço interno. As obras em "Pequenos Formatos" em mármore permitem uma nova apreciação, em uma relação mais próxima e cotidiana entre o expectador e a obra de arte.

Pita Camargo é artista blumenauense e mantém um completo ateliê em Gaspar. Desenhista, gravador e escultor, atua desde 1982 no circuito artístico de Santa Catarina, com exposições em importantes museus, como Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Joinville, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. Instalou esculturas e monumentos em espaços públicos de Blumenau, Pomerode, Joinville, Florianópolis, São Paulo e Curitiba. Entre os projetos mais relevantes, estão as três esculturas submersas instaladas na Reserva Marinha do Arvoredo, em Bombinhas, onde se pretende instalar um Museu Subaquático. Ainda tem realizado palestras, cursos e oficinas, divulgando os processos de criação e o trabalho em escultura. Integra a Associação de Artistas Plásticos de Blumenau e a Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina.

Sobre os integrantes do Powertrio Eletro Acústico

Jeison Coelho é baterista e produtor musical no Stúdio 15 de gravação, da Banda Kauana, com a cantora D'Lara (The Voice Brasil 2017) e do cantor de Hip Hop, Bonna. Iniciou sua carreira artística em 1988 e é proprietário da EBJC - Escola de Bateria Jeison Coelho, fundada em 2003.

Natural de Indaial, Sabrina Tridapalli possui Licenciatura em Artes Visuais. Ama a música desde que começou suas aulas de piano quando criança na FIC e canta desde a adolescência. Cantou em bandas de rock e na banda italiana Vecchio Scarpone. Também deu aulas de Música na In Concert, e agora dá aulas pelo município de Indaial. Busca sempre se atualizar em cursos livres de técnica vocal e piano.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »