09/08/2019 às 09h17min - Atualizada em 09/08/2019 às 09h17min

​Fome emocional por Jaci Bloedorn

Jaci Bloedorn
Divulgação
O ato de comer é um processo voluntário. Você sempre tem escolha. É importante ficar atento aos pensamentos e ter consciência do seu comportamento. .
.
.
Os estímulos podem ser vários... ver comida, alguém te oferecer, sentir cheiros, por pensamentos e emoções ou até mesmo eventos, festas, ou aquele cineminha! .
.
.
Como sempre falo comer é um dos maiores prazeres da vida! E realmente não devemos nos privar deste prazer! Contudo, devemos separar o que é ceder diante de uma tentação e nos tornarmos DEPENDENTES dessa sensação. .
.
.
As vezes acontece e sem mesmo perceber já estamos nos empanturrando de comida, é uma fração de segundos!!! Mas em algum momento você decidiu até mesmo no seu inconsciente que comer era uma boa opção para lidar com suas emoções!
.
.
Decidir comer pode aliviar a tensão. Pessoas instáveis muitas vezes encontram, na comida/bebida um refúgio. A falta de habilidade em lidar com as emoções faz com que algumas pessoas utilizem o alimento ou a bebida como uma válvula de escape. Esse comportamento é denominado fome emocional.
.
.
As emoções fazem parte da vida. Comer não melhora a ansiedade ou estresse por exemplo, isso é apenas um distrator rápido e ineficaz que você gerou para lidar com as emoções. A comida/bebida é utilizada como estratégia de regulação emocional. Não tente se livrar das emoções. Aceite sua ansiedade ou estresse. Você vai saber lidar com eles...
Entenda suas emoções. O que elas querem te dizer? Você está triste? Comer não vai resolver. Busque nos seus pensamentos o motivo da tristeza. Aceite e reconheça .
.
.
Como podemos enfrentar tudo isso sem descontar na alimentação? 
1. Reconhecer as emoções 
2. Aceitar as emoções 
3. Enfrentar as emoções - 
Estratégias anti-impulsividade:
Tomar banho, tomar café ou chá, ligar para alguém. O que fizer sentido pra você pra dar esse tempo e não comer imediatamente na hora que a vontade vier. Adie essa vontade por 15 minutos. 
VONTADE DÁ E PASSA!
.
.
Jaci Bloedorn
Vida em equilíbrio
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp