22/03/2019 às 09h38min - Atualizada em 22/03/2019 às 09h38min

Idosos são modelos de calendário produzido em Santa Catarina

Revista Versar
Divulgação
Quando se fala em moda, o que vem à mente são pessoas jovens e muito magras, vestindo roupas acessíveis apenas para quem tem um grande poder aquisitivo, certo? Não exatamente. Moda também pode ser bem-estar, qualidade de vida e inclusão social, como demonstraram as estudantes do curso Técnico em Produção de Moda do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina.

Na última segunda-feira (18), elas estiveram no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, de Araranguá, para a entrega do resultado de um projeto especial, que envolveu dedicação e carinho. Um calendário de fotos, tendo os idosos como modelos, com o objetivo de contribuir com o crescimento da autoestima e a melhora da qualidade de vida dos idosos da instituição.

O calendário foi realizado sob orientação das professoras Aline Pereira de Oliveira, Graziela Kauling e Anamélia Fontoura Valentin. Durante o segundo semestre de 2018, as alunas do curso conversaram com os idosos para conhecer suas histórias e suas rotinas, desenvolveram a concepção do calendário e fizeram todo o trabalho de produção, escolhendo os looks, acessórios, objetos de cena, além de auxiliarem na maquiagem e na produção das fotografias. Eles foram maquiados pela maquiadora Thaís Barbosa e clicados pela fotógrafa Flávia de Sá, que atuaram de forma voluntária no projeto.

— Gostei muito do resultado final do projeto, foi muito gratificante. Nunca tinha participado de um projeto social como este, tive um enriquecimento pessoal e também profissional. Foi uma experiência única proporcionada pelo IFSC — diz a aluna Caroline Damin, 18 anos.

Inclusão e autoestima
A entrega dos calendários foi acompanhada de uma exposição de todas as fotos produzidas para o projeto.

— Foi uma experiência excelente. O IFSC sempre está nos apoiando. Aqui foi montado o painel de aquecimento de água com energia solar. Com este projeto, que nos brindaram com os calendários fabulosos, conseguiram transformar nossos idosos em verdadeiros artistas — afirma o presidente da instituição, Edoir Mota.

Para cada mês, o calendário traz um tema diferente, mostrando os idosos do Lar São Vicente de Paulo realizando atividades diversas. As imagens ressaltam a importância de hábitos como alimentação saudável, prática de esportes, cuidados pessoais, cultivo de plantas e de amizades.

De acordo com a professora do IFSC Aline Pereira de Oliveira, o objetivo do projeto é demonstrar que a terceira idade também combina com qualidade de vida e ressaltar o papel social da moda.

— A moda é vista como algo para pessoas jovens, magras, que têm dinheiro, mas não é isso que pensamos da moda. Por isso pensamos em um tema que envolvesse a questão social, demonstrando que na terceira idade é possível ter qualidade de vida — explica a professora.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »