07/04/2021 às 09h01min - Atualizada em 07/04/2021 às 09h01min

Chocolate faz bem ou mal para a saúde?

Mega Curioso
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Chocolate com certeza é o ponto fraco de inúmeras pessoas que estão procurando por satisfação e uma boa quantidade de açúcar. Mas será que é possível a inserção desse alimento em uma dieta saudável?

Spoiler: a resposta é sim, mas isso eu explico já, já! A base de tudo é o cacau, o fruto que oferece por meio de suas sementes o elemento necessário para a produção do chocolate. Depois de alguns processos para a sua fabricação, o resultado é alguns tipos de chocolate, como o branco, o ao leite e o amargo.

Tipos de chocolate
Branco: é um produto ultraprocessado e seu ingrediente mais abundante é o açúcar, seguido pela manteiga de cacau, leite em pó, gordura vegetal e emulsificantes;
Ao leite: também é um ultraprocessado por ter em sua composição o acréscimo de açúcar e aditivos. Seu componente de maior quantidade também é o açúcar, seguido pela massa de cacau, manteiga de cacau, gordura vegetal, cacau em pó, gordura anidra de leite (manteiga desidratada — gordura trans e saturada) e emulsificantes;
Amargo: tem como ingrediente principal o cacau na porcentagem determinada, seguido por uma pequena adição de açúcar.

Qual chocolate escolher?
Estudos dizem que quanto maior a porcentagem de cacau, maior a quantidade de polifenóis e flavonoides neste chocolate (polifenós são antioxidantes que freiam substâncias oxidativas que nosso organismo produz, que, por consequência, causam o envelhecimento). Mas, também, explicam que quanto maior a quantidade de cacau, mais gordura esse chocolate pode ter. Assim, a recomendação é que se coma porções pequenas, de no máximo 25 g, porque além de ter gordura, ele é muito calórico.

Quais os benefícios do chocolate?
Contém triptofano e magnésio, que auxiliam na melhora do humor;
Reduz a tensão pré-menstrual (TPM), produzindo uma sensação de prazer, pois estimula a serotonina;
É funcional (possui compostos bioativos que são benéficos para o organismo — flavonoides);
Antioxidante e anti-inflamatório;
Ajuda na pressão arterial e acelera o metabolismo;
Diminui o colesterol LDL e aumenta o HDL;
Diminui doenças cardiovasculares, como dislipidemias e arteriosclerose (por conter compostos fenólicos);
Aumenta a saciedade (produz leptina, o hormônio da saciedade).
Vale lembrar que os chocolates branco e ao leite possuem muito açúcar e gordura vegetal, e se consumidos inadequadamente ajudam no desenvolvimento de obesidade e diabetes, por exemplo.

Para desfrutar de alguns destes benefícios do chocolate amargo é essencial ter uma vida de hábitos alimentares saudáveis. Aproveite esta Páscoa e consuma o seu chocolate preferido com moderação!
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