03/12/2020 às 10h14min - Atualizada em 03/12/2020 às 10h14min

Por que os gatos miam?

Mega Curioso
Divulgação
Já na infância, aprendemos que gatos miam e usam os miados como formas de expressar diferentes vontades, problemas etc. Os bichanos são bastante habilidosos nisso, e quem convive com eles pode comprovar o quanto podem ser bons de papo. Por que será?

Segundo pesquisas conduzidas por especialistas até o momento, foi a domesticação que levou os gatos a desenvolverem a habilidade vocal. Antes disso, eram raros os encontros com outros membros da própria espécie, e a comunicação acontecia prioritariamente por meio de olfato, urina ou atrito do corpo contra objetos — árvores, por exemplo.

Em virtude do fato de os seres humanos serem bastante adeptos da comunicação vocal, o tempo de convivência fez com que os gatos aprendessem a usar esse recurso para manifestar diferentes necessidades, como comida, carinho e atenção. Quem resiste, não é mesmo?

Embasamento científico
Um estudo publicado há alguns anos no periódico Behavioural Processes investigou os efeitos da socialização nos tipos de vocalização emitidos por gatos domesticados e por gatos ferais. Basicamente, os testes simularam cinco abordagens: um cuidador conhecido, uma pessoa ameaçadora, uma boneca grande, um estranho com um cachorro e outro estranho com um gato.

De acordo com o que observaram, os especialistas concluíram que a falta de socialização pode, de fato, afetar a vocalização. Afinal, os gatos ferais tendiam a rosnar e sibilar muito mais do que aqueles que tinham donos e, quando miavam, era aleatoriamente. Já os gatos domesticados utilizaram os miados com frequência bem maior e somente para os humanos.
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp