20/08/2020 às 10h00min - Atualizada em 20/08/2020 às 10h00min

É possível ficar mais alto praticando exercícios físicos?

Mega Curioso
Divulgação
Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica eLife mostrou o trabalho de mais de 800 cientistas em associação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) na análise da estatura de 18,6 milhões de pessoas em 200 países. Entre as conclusões do relatório, o que chamou atenção sobre os itens que influenciam na altura da população, para mais ou para menos, além da genética, foram alimentação, gestação e prática de atividades físicas.

Foi o que bastou para que várias pessoas, insatisfeitas com a própria altura ou simplesmente com vontade de parecerem maiores, começassem a questionar quais eram os melhores exercícios para ganhar alguns centímetros no esqueleto.

É possível ficar mais alto fazendo exercícios físicos?
A resposta é "sim". Há uma série de exercícios visando ao crescimento que trabalham com a descompressão da coluna. É um fato conhecido que as pessoas "encolhem" quando envelhecem, e isso ocorre devido a um aumento do ângulo das curvas da coluna vertebral. Mas não é o envelhecimento que causa o encolhimento, e sim as más posturas que todos adotamos, seja ficando em frente ao notebook, seja sentando-se no sofá, seja batendo papo no celular.

As posições incorretas continuadas acabam mantendo a coluna vertebral comprimida como regra, por isso os exercícios que esticam a coluna e os músculos ao redor são perfeitos, pois produzem resultados mais rápidos. No entanto, não estamos falando de "milagres", mas de alguns poucos centímetros a mais, principalmente se você tem menos de 25 anos de idade.

Se os exercícios propostos a seguir não garantirem um crescimento físico, certamente serão excelentes para um aumento do bem-estar e da saúde física. Não se esqueça de que todos deverão ser orientados por profissionais.

1. Andar de bicicleta

Ajuste a altura do selim para que tenha de esticar as pernas para alcançar os pedais, mas sem exagerar, para não prejudicar as articulações.

2. Pendurar-se na barra

Pendure-se em uma barra sem encostar os pés no chão e fique durante o tempo que puder, mas sem forçar muito. Aos poucos aumente o tempo de permanência.

3. Fazer o exercício da cobra

Deite-se de barriga para baixo com as pernas esticadas, levante o corpo do chão do tronco até o púbis e mantenha a postura apoiando-se nas pernas e nas palmas das mãos. Para finalizar, volte à posição inicial.

4. Curvar o corpo

Enquanto dobra o corpo, tente manter as pernas retas e tocar os dedos dos pés, como se fosse um alongamento. Comece de leve e vá aumentando aos poucos.

5. Apoiar-se nos ombros

Você pode iniciar essa posição apoiando-se em uma parede e mantendo as pernas esticadas o máximo que conseguir. É fundamental manter o corpo em um ângulo reto e não deixar que as pernas caiam.

6. Saltar

Apenas salte: pulando corda, jogando basquete ou em um pula-pula. Isso ajuda a fortalecer os ossos e os músculos.

7. Nadar

A natação é um dos exercícios que potencialmente são capazes de ajudar uma pessoa a crescer. Quando você está na água, a carga dos discos intervertebrais e dos ossos é muito reduzida, então as articulações se tornam mais móveis.
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp