08/06/2020 às 13h56min - Atualizada em 08/06/2020 às 13h56min

Bicarbonato de sódio: 5 usos, benefícios e cuidados

MdeMulher
Divulgação
Esse é um ingrediente daqueles que têm diversas utilidades. Suas funções vão do uso na culinária e limpeza – o danado é supereficiente em como tirar mancha de roupa, por exemplo – aos cuidados com a saúde e higiene, que podem dar uma turbinada quando usado com os produtos de que você já gosta. Suas múltiplas finalidades podem ser explicadas por sua fórmula molecular, já que o bicarbonato de sódio (NaHCO3), composto químico natural classificado como um sal, é levemente alcalino. Por isso, ele ajuda tanto na redução da alcalinidade quanto da acidez, tornando o pH o mais próximo possível de 7, ou seja, neutro. 

Mas, afinal, para que serve o bicarbonato de sódio?
Bem, depois dessa aula básica de química, vale a pena conhecer alguns dos usos desse sal para a beleza. Vamos lá? 

Esfoliação caseira:
Os grânulos do bicarbonato de sódio, quando misturados à água, formam uma pasta eficiente que, aplicada em movimentos circulares e delicados, ajuda na remoção das células mortas. O procedimento renova a pele e potencializa a absorção dos agentes hidratantes. Mas atenção: a esfoliação deve ser feita, no máximo, uma vez por semana para não provocar irritações e coceiras. 

Limpeza capilar profunda:
O bicarbonato de sódio ajuda no controle do pH do couro cabeludo, diminuindo os riscos de proliferação de fungos e bactérias, além de colaborar com a prevenção de dermatites seborreicas e outras irritações do couro cabeludo. Mas atenção: é importante enxaguar muito bem, já que esse sal, por ser adstringente, pode ressecar os fios. 

Combate ao mau cheiro:
O bicarbonato de sódio, assim como o leite de magnésia, costuma ser usado como desodorante caseiro (ou desodorante vegano), já que neutraliza o pH da pele e diminui a proliferação das bactérias responsáveis pelo mau cheiro nas axilas. Mas é aí que está o problema: ao tornar o meio básico, esse desodorante natural elimina não só as bactérias ruins, mas também as bactérias boas. Sim, porque nosso organismo tem bactérias boas também. Especificamente nas axilas, elas formam uma camada protetora da derme, tornando-a mais resistente as agressões externas provocadas pelo uso de lâminas ou roupas justas de tecido sintético e evitando o risco de irritações e alergias. E tem mais! O bicarbonato de sódio não contribui para a redução da transpiração. Assim, para quem sofre com a sudorese excessiva (hiperidrose), a solução é aplicar um desodorante antitranspirante, que tem a formulação adequada para diminuir a produção de suor e do odor corporal. Isso porque os sais de alumínio – ingredientes ativos dos desodorantes antitranspirantes – se dissolvem na superfície da pele formando uma película protetora em forma de gel. Essa camada permanece sobre a pele temporariamente e reduz a quantidade de suor liberada pelo corpo, mantendo as axilas secas e, consequentemente, livres de mau cheiro por mais tempo. 

Dentes mais brancos:
Por ser abrasivo, o bicarbonato de sódio é usado nos consultórios dos dentistas para remover as placas bacterianas. Em casa, você pode fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio e água para escovar os dentes e eliminar manchas. Mas é preciso cuidado, pois os sais vendidos em farmácias e supermercados nem sempre têm a abrasividade controlada e, se as partículas forem duras demais, podem desgastar o dente. É possível, também, fazer gargarejo com água e bicarbonato de sódio para acabar com o mau hálito. 

Banho refrescante: o bicarbonato de sódio pode ser usado em substituição aos sais de banho, para aquela imersão revigorante. Basta adicionar meia xícara do sal à água da banheira para sentir sua pele mais limpinha. Um banho com sais  pode trazer uma deliciosa sensação de relaxamento.
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp