19/09/2019 às 08h41min - Atualizada em 19/09/2019 às 08h41min

Gosto ruim depois de usar pasta de dentes? Saiba o motivo

Mega Curioso

Divulgação
Quem nunca cometeu o descuido de escovar os dentes e correr beber um copo de água ou de suco, que atire a primeira pedra. O resultado é sempre o mesmo: um gosto horrível na boca. Mas você sabe por que depois de fazer a higiene habitual com pasta de dentes o senso de paladar fica alterado — e pra pior? A resposta é: SLES. Ou laurel éter sulfato de sódio.

O SLES é um surfactante que possibilita a remoção de gordura e, embora possa causar alguma irritação em caso de grande concentração, não é prejudicial à saúde, mas tem esse porém de deixar um gostinho pouco desejável na boca. Ingrediente da pasta de dentes, ele age decompondo as gorduras ou fosfolipídios que bloqueiam algumas papilas gustativas, fazendo com que tudo que seja consumido após o uso tenha esse gosto mais amargo. As moléculas também bloqueiam as papilas que correspondem ao sabor doce.

Além de ser utilizado em pasta de dentes e outros produtos de cuidados pessoais, como xampus e sabonetes, o laurel sulfato de sódio também é encontrado na composição de sabão em pó, desengordurantes de motor e limpadores de chão. Tudo isso porque ele tem uma grande capacidade de limpeza devido ao efeito surfactante que remove gorduras.

Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp