26/07/2019 às 14h37min - Atualizada em 26/07/2019 às 14h37min

Hoje é o Dia dos Avós: saiba como surgiu a data

MdeMulher

Divulgação
Neste 26 de julho celebra-se o Dia dos Avós. A data foi escolhida por ser o dia em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, à celebração dos pais de Maria Santíssima.

Em 1584, por decreto do papa Gregório VIII, o casal foi considerado santo pela vida casta e por serem avós de Cristo. Segundo preceitos bíblicos, o casal Ana e Joaquim não podia ter filhos, o que era considerado uma maldição e dava o direito ao marido de ter filhos com outras mulheres. Ao se retirar ao deserto para orar e fazer penitências, Joaquim recebeu a visita de um anjo que lhe disse para voltar para casa, pois suas preces seriam atendidas.

Apesar da esterilidade e idade, pouco tempo depois, Ana deu à luz a Maria. A menina acabou sendo entregue aos cuidados do Templo de Jerusalém. Anos depois, saiu de lá para ficar noiva de José. Do casamento de Maria e José, nasceu Jesus, neto de Ana e Joaquim.

Link
Relacionadas »
Comentários »